Mil Pontinhos

Vocês conhecem o blog da Andrea, o Mil Pontinhos? Ela tem um fôlego imenso para inventar coisas: grupos, fórum, signature quilts, até mapa! Participem! Pode ser uma excelente alternativa para quem não gosta do Orkut, onde temos o nosso maior grupo de patchwork do Brasil, o Patchwork Patchahólica Anônima criado pela Cândida Vieira.

Curvas Dear Jane F5

Este bloco não foi fácil. Eu decidi não aplicar os melons e sim costurá-los em piecing. Além da dificuldade, trabalhei sem uma iluminação direta como estou acostumada porque fui fazer compania para o marido trabalhando num domingo no escritório. Fiquei com os olhos muito cansados.O bom de costurar à mão é que podemos fazê-lo em qualquer lugar, mas temos que prestar atenção com a iluminação. Vou procurar uma luminária portátil que caiba na minha bolsa de patch.

Tokyo Quilting Festival 2007

Está acontecendo o festival que mais tenho vontade de visitar. A Jen foi e montou um álbum aqui com fotos muito legais principalmente de detalhes. E aqui estão os trabalhos premiados.
Obrigada Lucia pela dica!

English Paper Piecing - EPP - Jardim-da-vovó

Como unir os hexágonos na técnica de EPP:
Eu procurei nos meus livros em inglês e em vários sites e o ponto usado chama-se whipstitch (veja um deles aqui) cuja tradução para o nosso português é ponto do chicote. Num livro de Portugal que tenho o nome é ponto de luva. Nos sites brasileiros que encontrem chamam de ponto de alinhavo, mas eu acho que esse ponto não é bom para descrever, melhor seria ponto atrás. Eu prefiro chamar de ponto de emenda.
A ilustração a seguir, que tirei do livro japonês que mostrei aqui, dá uma dica muito boa: começar a 3mm das bordas, voltar com o ponto de emenda, costurar até o final e voltar outros 3mm.

ISBN-4529039919

Eu gosto muito dessa coleção Start Series, ótima para iniciantes em diversas técnicas.

Outro DearJane

Este é o F-8. Também costurei tudo à mão, são 37 peças, um quebra-cabeça.

Dear Jane

Mais um bloquinho do DJ, o G-7. Costurado à mão. Hand piecing.
Para fazer a curva direitinho, faça marcações em vários pontos da curva.