English Paper Piecing - EPP - Jardim-da-vovó

Como unir os hexágonos na técnica de EPP:
Eu procurei nos meus livros em inglês e em vários sites e o ponto usado chama-se whipstitch (veja um deles aqui) cuja tradução para o nosso português é ponto do chicote. Num livro de Portugal que tenho o nome é ponto de luva. Nos sites brasileiros que encontrem chamam de ponto de alinhavo, mas eu acho que esse ponto não é bom para descrever, melhor seria ponto atrás. Eu prefiro chamar de ponto de emenda.
A ilustração a seguir, que tirei do livro japonês que mostrei aqui, dá uma dica muito boa: começar a 3mm das bordas, voltar com o ponto de emenda, costurar até o final e voltar outros 3mm.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Olá! gostei mto do seu blog e fiquei satisfeita em saber que outras pessoas se interessam por artesanato mesmo tendo uma outra profissão. Adorei seus trabalhos...Ah! deixe-me apresentar: Meu nome é Janaína e resido em Belo Horizonte. Sou casada e atualmente faço mestrado em História. Mas, estou num momento de decisões profundas e tentando fazer coisas q me dão prazer. Descubri o patch a dois meses, mas já fiz um curso de aplicação e comprei uma dezena de revistas p aprender. Como tenho internet em casa toda vez que me canso de olhar p meu texto "viajo" nos trabalhos de patch! bem , por enqto é só (eu falo demais). Gostaria apenas de deixar um incentivo pra vc continuar apresentando seus trabalhos e dando dicas. Abraço!

Cecilia disse...

Janaína, obrigada pela sua mensagem. Depois que eu defendi o meu mestrado "me dei o direito" de fazer o primeiro curso de patchwork e não parei mais... é muito mais divertido!

Jana Machado disse...

Cecília, obrigada pelo incentivo...é o q vou fazer assim q defender a dissertação: aprender mto sobre patch. Por enqto eu gostaria de saber (se puder me ajudar)se já fez quilt à máquina?! Eu comprei um pé para quilt sem mola, mas não sei ao certo se estou utlizando corretamente. Por enqto não consegui quiltar nada! Um abraço e obrigada! Janaina.

Geisa Villaça Lentini disse...

Oi Cecília , estou sempre aprendendo com vc. Obrigada por compartilhar tudo com a gente. Um grande beijo. AH! sua foto tá linda.Tirei algumas fotos de minha vida pessoal e coloquei no meu blog e flickr de uma passadinha lá e deixe um recadinho . Ficarei muito feliz. Um feliz 2007 pra vc e muitos muitos projetos. Fique com Deus.

Anônimo disse...

Cecília, que ótima dica, parece que desta maneira o EPP ficará bem melhor, Feliz Ano Novo para você!