The Quilt: Dear Jane


Dear Jane é um livro de Brenda Papadakis sobre o quilt feito por Jane A.Sitckle, terminado em 1863 em Vermont, EUA, que está exposto no Bennington Museum. Brenda o viu numa foto em 1991 e ficou fascinada. Desenhou todos os blocos, rastreou a história de Jane e em 1996 publicou o livro. Começou a dar aulas e palestras e inúmeras quilters pelo mundo ingressam na jornada de reproduzir o quilt de Jane. São as Janiacs, que tem grupos de discussão e sites na Internet. Eu entrei nessa quando minha amiga Lia do grupo Nosso Patch propôs fazermos o quilt em 2005. São 225 blocos diferentes de 4.5", 5.602 pecinhas costuradas à mão, cada bloco é um desafio técnico a ser ultrapassado, portanto uma longa jornada. Não tenho pressa, montei meu projeto no EQ5 e quando me dá vontade de fazer uma costurinha pequeninha, costuro um bloco.

Quilt de lavandas

Eu não parei de fazer patchwork. Terminei de bordar todos os rococós do meu painel de lavandas - a cor não é azul, é bem lavanda - e agora vou montar os blocos. Sou demorada mesmo, mas tenho que terminar até dezembro, ele vai morar em Madrid.

Borboleta em ponto cheio


Fiquei tão contente por ter conseguido bordar esta borboletinha. Eu tinha visto no blog da Sharon B. e ela comentou sobre a Helen Stevens que é maravilhosa nesse bordado em ponto cheio. Essa inglesa borda com fios de seda japoneses que não existem aqui, o que não me animava a aprender o bordado japonês pelo qual sou apaixonada. Comprei vários livros, fiquei namorando e tomei coragem de tentar com a nossa mouline mesmo e dei sorte com a cor, ficou bem brilhante. Usei um fio só e quase fiquei vesga mas valeu a pena.

Bouquet


Neste trabalho usei as fitas de poliamida que tingi. Trabalhar com elas é muito diferente das de seda que usei antes. O bordado fica com mais relevo e as flores um pouco mais grosseiras, mas o resultado fica muito bom, além de ser muito mais barato. Tive um acidente na hora de passar: molhei para tirar as marcas de lápis e fui passar pelo avesso, como sempre faço. Esqueci que não estava usando só material natural e o ferro de passar grudou um pouco porque estava mais quente do que devia. Não teve nenhuma consequência a não ser pela sujeira no ferro, mas temos que tomar cuidado com material sintético, o que inclui costurar com linha de poliéster.

Crazy Quilting 100detail2

Nesta semana tive dificuldade com minhas fotos, não ficaram boas. Escuras, sem foco, com reflexo, será que preciso trocar de câmera?
Nesta borda usei dois fios de mouliné rayon e prendi as miçangas com linha de costura verde porque não tinha linha invisível.
Tenho várias coisas para postar, mas estava em dúvida porque eu deveria escrever weird things about me respondendo a uma brincadeira da net e estou desconfortável com isso. Bom, na dúvida, vai ficar para outra oportunidade...

Crazy quilting 100detail1


Junto com o grupo Crazy Quilting Brasil comecei a bordar meus blocos de crazy seguindo a série da SharonB:100 details for 100 days. Não estou pensando em fazer todos eles, nem todos os dias, vamos ver como o grupo vai andar.
Usei os materiais que eu tinha há tempos em casa, quando eu tiver mais experiência saio para comprar outros embellishments. Só depois que fiz percebi que se fizesse os triângulos com menos fios (usei 3 fios de moliné) ficaria melhor, errando e tentando que se aprende. Ficou carnavalesco mas alegrou o meu dia.

Bordado com fitas de seda


Ontem terminei meu primeiro motivo de rosas. Copiei o trabalho da Cândida, mas é claro que não ficou tão lindo quanto o dela. Me lembrei dos estudantes de pintura copiando as obras de arte nos museus que já visitei, para aprender uma técnica é preciso copiar de algum mestre. Quando conseguir dominar todos esses materiais novos e tão diferentes, tenho certeza que vou conseguir fazer arranjos lindos também. É impressionante como é preciso mudar até o jeito de segurar a fita, a mão tem que ficar leve, leve. Acho que até o pensamento fica mais sutil. Obrigada Candy.