Boutis

Este é a primeira etapa do meu primeiro boutis. A Kumie já nos deu o algodão com o desenho riscado com caneta apagável e o resto do material necessário para fazer um porta-joias. É a mesma aula que ela deu no SENAC.
O tecido está dobrado porque os fios vão passar no meio. A primeira coisa é alinhavar do centro para fora, em oito direções, para o tecido não andar. Daí é só fazer um quilt bem caprichado, com os pontos pequenos e tomando cuidado para o avesso ficar direitinho, sem aparecer nenhum nó. E não pode passar o fio por dentro do desenho, senão atrapalha na hora de colocar o enchimento. A próxima aula é daqui três semanas, estou ansiosa para terminar.

Cirque Du Soleil - Saltimbanco


Cirque Du Soleil - Saltimbanco, originally uploaded by Mulde®.

Ontem eu fui ver o circo. Que coisa mais linda! Tudo maravilhoso. Fiquei num lugar superbom, bem na frente e não dava para saber no que prestar a atenção, se o número principal ou o que os outros artistas estão fazendo em volta. Não levei minha câmera e tive que caçar fotos pela web. Essa é a que achei melhor, mas está muito escura para o meu olhar. Fiquei apaixonada pelos figurinos, as cores são vivas, muito vivas, laranja, rosa, verde, azul. Quem os criou foi Dominique Lemieux. Fiquei fã.

Lightbox Apliqué


Outro dia tive um surto psicótico e fiz esse beija-flor em um único dia. Peguei o meu livro da Carol Armstrong e finalmente aprendi a técnica dela. Ela chama de Lightbox Apliqué porque usa uma caixa de luz para riscar os desenhos no tecido. Como eu não fiz a minha caixa de luz, peguei emprestado o meu negatoscópio, aquele painel de ver radiografias, do consultório. Adorei. É difícil, mas eu sou muito melhor costurando do que bordando. O mais difícil foi bordar o bico com ponto cheio, não consegui fazer as bordas uniformes apesar de ter contornado antes com ponto partido (split stitch). Usei vários dos meus tecidos tingidos do Clube Alinhavo e eles ficam bárbaros nesse tipo de trabalho apesar da Carol usar tecidos lisos sólidos. Foram 23 pedacinhso de tecido aplicados com a técnica de virada da agulha. Se alguém se interessar posso tentar fazer um passo-a-passo.

Mola Panamenha

Esta é a etapa final da minha aula de mola. A primeira etapa está aqui. Agora que já terminei poso dizer que é a técnica mais trabalhosa que já aprendi, mas adorei. Como já disse é uma forma de apliqué reverse com várias camadas de tecido. A diferença está no aspecto mais rústico que tem que ter, afinal é uma técnica de nativos do Panamá e da Colômbia. Achei um link muito legal na Wikipédia, vale a pena ler se quiser conhecer mais.

Riscando tecidos - Water Erasable Pens


Eu adoro minhas canetas de riscar tecidos. Hoje usei as três para contar que a do meio - CHACO - é a melhor. Tem a ponta média e firme. A de cima é bem fina, serve para desenhos muito delicados, e a de baixo - Mark-B-Gone - é bem porosa, deixa o traço largo demais. São todas japonesas e nem me lembro onde comprei. Sou aficcionada por canetas, lápis, qualquer coisa para riscar meus tecidos, e sempre compro todas as que encontro em todas as lojas que visito.
Preste atenção no uso delas: NUNCA passe a ferro depois de riscar! Elas são water erasable, isto é, saem com água. Depois de terminar o trabalho, lembre de não passar nas fases intermediárias, pulverize água sobre os riscos e eles desaparecem. Eu coloco o trabalho sobre uma toalha, com aqueles pulverizadores de plantas molho os riscos, passo uma outra toalha por cima para tirar o excesso do água e deixo secar. Só depois de ter certeza que todos os riscos sairam é que passo a ferro. Fica perfeito.

Candlewicking


Terminei esse bordado há uns dias. É um projeto da revista Stitch que eu assino e gosto muito, mas achei que a explicação deixou a desejar. O projeto é em branco para fazer uma almofada, mas como não tem nada branco mais na minha casa até a próxima excursão para a 25 tive que recomeçar em azul. E no tecido que nós tingimos: eu, Cândida, Telma e Patrícia. A Telma já falou desse nosso encontro no blog dela.
É um bordado do tipo Candlewicking segundo a revista e pela minha pesquisa foi desenvolvido no início dos anos 1800 nos Estados Unidos pelas pioneiras que tinham poucos materiais à mão, então era feito basicamente com algodão cru e fio de pavio de velas, o que deu origem a esse nome.

Tecidos importados em São Paulo

Me perguntaram e eu estava aflita por não responder logo onde eu costumo comprar tecidos para patchwork. É uma das coisas mais viciantes que tem, não conheço ninguém que se mantenha sob controle numa loja de tecidos.
Atualmente onde vou com mais frequência é na minha amiga Chung que é dona da loja Welli. Ela sempre tem muitas novidades em tecidos e livros. Também compro na Entrelaçadas onde os tecidos são lindos e caros. Faz tempo que não vou na Kikikits, mas ela tem bastante coisa. Na 25 de Março, o Fernando Maluhy tem um pouco de importados e são mais baratos que nas outras lojas. A última vez que fui na Paulinia fiz um estrago na minha conta bancária e estou enrolando para voltar lá: os tecidos japoneses são maravilhosos e a minha Bernina está me esperando. Também compro pela Internet na Keepsake Quilting mas é arriscado, já tive que pagar 60% de impostos e já fiquei quase um ano assinando o medley of the month sem problema nenhum com alfândega.
Não tive nehnuma experiência com tecidos que encolhem, nem nacionais nem importados. Às vezes, algum solta um pouco de tinta e tenho por hábito não guardar nenhum tecido sem lavar. Também costumo verificar se o tecido ficou torto depois de lavado e costumo dar uns puxões nas diagonais para trazê-lo ao normal antes de passar a ferro. Sempre guardo em caixas com tampa ou dentro do armário porque tenho pavor de poeira. Também sempre deixo a persiana do quarto de costura fechada para não entra muita luz lá e desbotar meus trabalhos e meus tecidos.
Não tenho comprado muito porque ainda não consegui botar ordem no quarto de costura e ando muito entretida com os bordados.
Isso tudo é para tecidos de algodão. Depois que ingressei no mundo do Crazy comecei a descobrir os tecidos sintéticos, mas daí é outro capítulo...