Impressora doméstica + amaciante = tecido personalizado

Estou devendo uma descrição da forma de imprimir no tecido e peço desculpas pela demora mas tive uma semana bem movimentada. Eu não sou uma boa professora, mas aí vai.
Usar a impresssora jato de tinta (essa que temos em casa) já é usado há um bom tempo. As gringas têm um líquido chamado Bubble Jet que é difícil de trazer e no Brasil, ouvi dizer, é vendido pela Lido Quilt. Tem também o tal de transfer paper que é vendido em qualquer loja de produtos para computadores. Eu já comprei e não me animei a usar porque ouvi dizer que dixa uma textura emborrachada no tecido.
O que eu fiz e deu certo é a técnica que a Cândida ensinou no curso de Crazy. É a técnica do amaciante. Não precisa de nada além de um amaciante de supermercado, o seu tecidinho de algodão lavado e a sua impressora.
Eu cortei no tamanho da folha A4, um pouco menor nas bordas. Mergulhei os tecidos secos numa bacia com Confort tradicional puro e deixei uma noite inteira. No outro dia torci bem e deixei secar no varal. Depois de seco passei à ferro para esticar e com uma fita durex em toda extensão da borda superiro do tecido prendi na folha A4. Como cortei o tecido um pouco menor, ficou papel sobrando de todos os lados, isso é importante para que o tecido entre na impressora sem provocar um acidente.
A Cândida ensinou a usar uma folha de freezer paper grudada no tecido, dá uma estabilidade maior.
Daí é só mandar imprimir a estampa que você escolheu.
A minha etiqueta foi feita no Microsoft Publisher que tenho no meu computador.
A Miwa me contou que o resultado fica bom se deixarmos as cores bem vivas usando algum programa gráfico e figuras com boa resolução.
Depois de impresso, deixe a tinta secar bem por mais uma noite. No outro dia é só passar a ferro para fixar bem a impressão. Daí lave o tecido novamente com detergente e passe de novo. Pronto para usar.
Agora uma observação importantíssima: Se você é alergica como eu, use luvas e estaja num lugar bem arejado na hora de passar a ferro usando uma máscara. Eu não sabia que era tão alergica e fiquei com as mãos descascando e com crise de asma por uma semana depois da aventura. Eu ainda não achei um amaciante sem cheiro, deve ajudar. Se você encontrar me avise.
Se a minha explicação ficou confusa, dê uma olhada no blog Abeautifulcraft que foi onde eu vi pela primeira vez essa técnica.

10 Comentários:

Bazar Manualidades disse...

Que bacana, Cecília! Vou experimentar! Obrigada pelas dicas. Beijo.

Cecilia disse...

Me contem como foi hein!

Anônimo disse...

oi!! obrigadissima!! vou tentar!!!
bjus

Lia disse...

'Miguinha, que show! Depois vou experimentar... Adorei, obrigadinha!
E vc, como está? Tem feito mais bloquinhos da DJ???

Beijocas, fica bem, tou com saudades...

Ateliê da Safira disse...

Oiiiiiii Cecília
Q coisa legal! Vou tentar qualquer dia! A vantagem, pode imprimir colorida, né?
Tenho uma tecnica d nunca experimentei, e vc faz tudo em menos de 20 minutos, mas serve só com tinta preto.
Se quiser me mande o seu e-mail q te envio o mode d fazer!
Beijos e parabéns
Dany

Ateliê da Safira disse...

Oláaaaa Cecília
Olha eu novamente aqui!
Sabe que queria te perguntar, onde é q vc comprar tecido p patchwork?
Aqui no ABC, tem uma loja q diz q o tecido é importado e nao encolhe qdo lavado!
Fico com medo em comprar qualquer tecido e o estragar o trabalho!
Vc poderia me dar dicar?
Beijos
Dany

Nice disse...

Amei!!! Já fiz e só falta agora esperar secar as 24 horas para passar a ferro. Devo colocar algo em cima da imagem na hora de passar a ferro??? A foto de minha neta (1 mês de vida) ficou perfeita no tecido. Se tudo der certo mesmo, vou colocar esta dica no meu blog e link para o seu.
Parabéns!!!!

Nice disse...

Cecilia já coloquei a foto do meu trabalho no meu blog. Veja lá se fui boa aluna. O tecido da foto é o mesmo do forro que fiz.

Rosi disse...

Oi,Cecília.Adorei a dica,mas fiquei com uma dúvida:o que é freezer paper?
Obrigado,Beijoconas,
Rosi

Anônimo disse...

Oi Cecília,obrigada pelo seu comentário no meu blog.Amei a lição de como imprimir em tecido.Tenho muita vontade de tentar essa técnica,mas não tinha ainda certeza de como proceder.A sua explicação foi ótima.Me ajudou muito.Andei procurando um serviço numa gráfica por aqui e descobri uma que faz esse trabalho,e não fica com aparência emborrachada,mas não fica tão bonito como o das gringas.
Brigadão!